Historial SPHM
Na proto-origem da SPHM, em 1977, esteve um grupo de investigadores e docentes de bioquímica da Faculdade de Medicina de Lisboa interessados no metabolismo do glóbulo vermelho. Desta atividade resultou, em 1982, o Grupo Português de Trabalho sobre Filtração Eritrocitária.
Dois anos mais tarde, em 1984, foi constituído o Grupo Português de Hemorreologia, admitido como secção afiliada da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa, e que marca o início da nova associação científica.
Em 1986 sucedeu a sua autonomização como Sociedade Portuguesa de Hemorreologia. Em 1993, sob a nova designação de Sociedade Portuguesa de Hemorreologia e Microcirculação (SPHM), obteve o reconhecimento pelo Governo como “pessoa coletiva de utilidade pública”. Além das numerosas reuniões, simpósios e congressos nacionais realizados, a SPHM recebeu a incumbência de organizar, em 1997, o 10º Congresso Europeu de Hemorreologia Clínica.
Em setembro de 2004, a SPHM acolheu em Lisboa, como sociedade nacional organizadora, a segunda reunião de âmbito europeu sob a sua responsabilidade, o 23º Congresso da Sociedade Europeia de Microcirculação. É de salientar que as duas reuniões europeias promovidas pela SPHM incidiram, cada uma, nas perspetivas científicas que são os seus principais objetivos institucionais.
Em 2012 e associado à comemoração do 28º aniversário da fundação da SPHM, foi lançado o website www.hemorreologia.com.
Em 2016, Lisboa recebeu o 18th Conference of the European Society for Clinical Hemorheology and Microcirculation, cuja organização foi da responsabilidade da SPHM. Vários dos membros da Sociedade estiveram envolvidos o que permitiu uma científica e saudável interação entre todos.
A Sociedade está hoje e sempre apostada em divulgar a hemorrelogia e a microcirculação como duas peças fundamentais no nosso organismo.